O que é a Homeopatia?
O que é a Homeopatia?
A Homeopatia é um sistema integrativo de cura natural que analisa o Ser Humano por inteiro, de forma global em todas as suas nuances. Por isso, é chamada de medicinal integral pois todas as partes da pessoa ( física, emocional, psíquica e energética) são unidas e consideradas numa avaliação. É também por isso que é considerada uma Medicina Vibracional.
Os remédios homeopáticos têm sua matéria prima em grande parte vindas da Natureza. Os vegetais(plantas), minerais(rochas) e animais são os veículos que após seguirem critérios farmacológicos, são manipulados e se transformam em remédios.
Esta terapia tem seu maior foco no Ser. Na verdade seu principal foco é o Ser. Por isso busca a integralidade e entender todo o contexto daquela pessoa que se manifesta doente. O remédio é sempre escolhido para todos os sintomas que apresenta desequilíbrio: as emoções, a mente e o físico.
Quando se ouve de um paciente que as dores de cabeça que sente não passam com os remédios comuns, começamos a investigar outras áreas do organismo humano para entender onde possivelmente está o problema.
Inclusive, esta causa pode não estar no corpo físico somente, mas no mental, emocional e até energético. Sim, somos inteiramente conectados. Corpo-mente-espirito-emoções se conectam e quando uma parte não está em perfeito funcionamento outras podem manifestar desconforto, dor ou doença.
O remédio é suave, não agride e não possui os tão temíveis efeitos colaterais que desestabilizam a dinâmica do organismo.
Por isso é muito procurado para tratar crianças, no entanto é justamente por estas e outras qualidades que a Homeopatia deve ser buscada e usada por todos.
A homeopatia se diferencia muito do sistema medicamentoso vigente atual. A começar pela sua lei maior: a Lei dos Semelhantes ou Similia Similibus Curantur.
O que seria essa Lei? Bem, aqui está o maior tesouro desta Terapêutica.
Todas as substâncias da natureza sejam elas vegetais, minerais ou animais ao serem ingeridas provocam sintomas no organismo, e é essa mesma substância em doses altamente diluídas e dinamizadas (o medicamento homeopático) que produzem o remédio que traz o equilibrio orgânico que se precisa.
Um exemplo bem simples é usar o veneno de uma serpente para produzir o medicamento que vai curar da picada venenosa mortal da mesma serpente.
Sendo assim, aqui está o principio básico para se entender a atuação da Homeopatia e, como medicina integrativa o remédio vai atuar estabilizando e equilibrando a mente, o corpo e as emoções da pessoa doente.
Hoje sabemos e está sendo cada vez mais difundida que somos muito mais que um corpo físico e como tal tudo precisa ser considerado quando pensamos em saúde.
A homeopatia já considerava isso há 200 anos antes.
Bem vindo à Homeopatia!
Aline Morais
@homeopatia.alinemorais
Comentários
Postar um comentário